Introdução
Richard Bartle foi um escritor, professor e pesquisador de jogos britânico e a primeira pessoa a criar um MUD, precursor dos atuais MMORPGs.
Bartle passou 16 anos analisando os jogadores de MUDs tentando descobrir quais eram as motivações que levavam os jogadores a jogarem.
E acabou descobrindo que era possível dividir todas os motivos coletados e 4 grandes arquétipos de jogadores: o Conquistador, o Predador, o Socializador e o Explorador.
Então, vamos conhecer, em detalhes, cada um desses arquétipos.
As Motivações
Bartle reuniu, por anos, as motivações que levavam os jogadores a jogarem MUDs. E percebeu que elas se dividiam em 4 grandes grupos:
Motivações:
Conquistar/colecionar objetivos dentro do contexto do jogo. Acumular pontos, subir de nível, acumular conquistas e troféus.
Explorar o máximo possível do mundo virtual: limites físicos, regras, combinações de itens e estratégias, limites da física do jogo, etc...
Socializar, conhecer pessoas, interpretar papéis, fazer amigos.
Se impor sobre os outros, matar outros jogadores, frustrar jogadores, destruir estratégias, causar discórdias e estragar, ao máximo, a experiência de jogo dos outros jogadores.
Os jogadores têm uma motivação primária. Podem até mudar seu estilo de jogo, mas somente como um meio para satisfazer suas motivação primária.
Por exemplo: alguém que tem, como motivação primária, frustrar outros jogadores até pode socializar e explorar o mundo, mas o faz como meio de conseguir novas formas de frustrar outros jogadores.
E, por meio dessas motivações, fez-se possível a criação dos 4 arquétipos de jogadores: os Conquistadores (Achievers), Exploradores (Explorers), Socializadores (Socializers) e, por fim, os Predadores (Killers)
Obs: Por Conquistadores, entendam "aquele que busca atingir os objetivos do jogo". Esse termo, neste contexto, não tem relação alguma com a ideia de "conquistar territórios", bandeirantes, ou algo do tipo, mas sim com a ideia de "conquistar o jogo através da superação dos objetivos impostos pelo mesmo".
Os Arquétipos de Jogadores
Conquistadores
O objetivo principal dos Conquistadores é obter pontos e subir de nível.
Exploração é necessária apenas para encontrar novas formas de se obter pontos.
Socializar é uma forma relaxante de descobrir novas estratégias para se obter pontos. Além de ser uma forma de se conseguir parceiros para executar estratégias que beneficiarão ambos.
Matar jogadores é só mais uma forma de se obter pontos, ou de evitar que outros jogadores te atrapalhem na obtenção de pontos.
Dizem coisas como:
"Agora não posso, estou ocupado com essa missão."
"Claro que te ajudo, mas o que ganho em troca?"
"Como você matou o dragão? Quais estratégias você utilizou?"
"Agora só faltam 65132 pontos para cumprir o objetivo."
Exploradores
O objetivo principal dos Exploradores é descobrir os mecanismos internos do jogo.
Gostam de testar os limites do mapa do jogo, de testar coisas (aparentemente) sem sentido - quase exotéricas - a fim de descobrir como o sistema do jogo responde a essas ações. Gostam de testar limites da física, das combinações de itens e estratégias, pois só assim conseguem descobrir pistas do funcionamento interno do sistema do jogo.
Conseguir pontos ou subir de nível serve apenas para adentrar uma nova fase de exploração, mas é uma chata e tediosa "que qualquer pessoa sem cérebro consegue fazer".
Matar outros jogadores é só uma forma mais rápida de conseguir pontos para poder destravar mais rápido a nova área a ser explorada. Serve, também, como forma de impedir que jogadores te atrapalhem no processo de exploração. Mas não é, necessariamente, sempre prazeroso ou desejável. Inclusive, eles evitam matar outros jogadores, pois quanto mais os matam, maiores as chances de quererem se vingar, entrando no ciclo vicioso da vingança, o que atrapalha a exploração.
Socializar é só mais um meio de se obter novas ideias e estratégias. Entretanto, a maior parte das coisas que as pessoas compartilham é irrelevante ou obsoleto. A verdadeira graça de jogar está na descoberta, e socializar é só mais um meio de se obter pistas que te levem à descoberta.
Dizem coisas como:
"Hmm... Interessante isso que aconteceu, eu não estava esperando. Por que isso acontece?"
"Como assim você não sabe o caminho mais curto entre a sala do dragão e a casa do mago? É óbvio que é X."
"Por que será que se eu carregar urânio na mão eu fico doente, se eu carregar urânio na mochila eu também fico doente, mas se eu colocá-lo na mochila, jogá-lo no chão, esperar 20 segundos e pegá-lo de volta, eu não fico mais doente?"
Socializadores
Socializadores estão interessados nos jogadores e nas possíveis interações sociais. O jogo é apenas um pano de fundo (cenário) para essas interações. É apenas uma desculpa para socializar.
Explorar só é necessário para saber sobre o que os outros jogadores estão falando; para participar da conversa.
Obter pontos e subir de nível só é necessário para subir na hierarquia social. É, também, um meio de se obter poder, influência e respeito; através dos quais, novas - e mais fortes - ferramentas de comunicação ficarão disponíveis.
Matar outros jogadores é necessário para que não atrapalhem sua conversa. Ou, até mesmo, uma forma de mostrar, para seus amigos, que você está do lado deles. Matar é mais uma ferramenta de manutenção da ordem social na qual o jogador está inserido. É, também, uma forma de criar, ou fortalecer, laços com outros jogadores.
Dizem coisas como:
"Oi, qual é seu nome?"
"Então, estou tendo problemas com minha namorada."
"O que aconteceu? Eu não vi porquê estava falando."
"Oi, quer fazer parte do meu clã? Já temos 10 integrantes!"
Predadores
Matar é um meio de arruinar a experiência de outros jogadores, buscando expressar sua dominância sobre os outros. Amam saber que alguém, em algum lugar do mundo real, está completamente tomado por ódio e que essa pessoa nada pode fazer a respeito disso. Jogam para sentir essa adrenalina e sentimento de poder sobre os outros.
Obter pontos é somente uma forma de subir de nível e ficar poderoso o suficiente para conseguir causar mais destruição e caos.
Explorar é só um meio de se descobrir novas formas de se destruir a experiência dos outros jogadores.
Socializar é somente um meio de se comunicar com outros Predadores, de organizar ataques e de conhecer os hábitos de um ou mais jogadores, a fim de aumentar as chances de destruir, por completo, a experiência deles.
Dizem coisas como:
"Há!!! Otário!!!!"
"Covarde!!!"
"Morra, seu lixo!!!"
"Chora mais, seu merda!!"
São, claramente, pessoas de poucas palavras.
A distribuição de cada arquétipo no mundo do jogo depende da proposta de cada jogo. Há jogos que tem como público-alvo Predadores e Conquistadores, ao mesmo passo que há jogos focados em Exploradores e Socializadores.
Gráfico de Interesse
Os eixos do gráfico representam a fonte de interesse dos jogadores em um MUD.
As possíveis fontes de interesse são:
Agir sobre Jogadores
Agir sobre o Mundo
Interagir com Jogadores
Interagir com o Mundo
O eixo X (horizontal) parte da ênfase total nos Jogadores em direção à ênfase total no Mundo do jogo. E o eixo Y (vertical) parte do "agir com" (Interagir) em direção ao "agir sobre" (Agir).
Os 4 cantos do gráfico demonstram os interesses arquetípicos de cada quadrante.
Conquistadores
Os Conquistadores estão interessados em vencer o jogo. Ou seja, estão interessados em agir sobre o mundo do jogo.
Jogam pela maestria, pelo desafio de dominar o jogo. Se orgulham de seus status na hierarquia do jogo; e do tempo curto que levaram para alcançá-lo.
Exploradores
Os Exploradores estão interessados em ser surpreendidos pelo jogo. Ou seja, estão interessados em interagir com o jogo.
Jogam pela descoberta, pelo desejo de conhecer o mundo do jogo mais a fundo. Se orgulham de saber, em detalhes, o funcionamento das coisas no jogo; especialmente quando são tratados, pelos outros jogadores, como uma fonte de conhecimento.
Socializadores
Os Socializadores estão interessados em criar e manter laços com outras pessoas. Ou seja, estão interessados em interagir com os outros jogadores.
Jogam pela socialização, pela troca de experiências e pelo bate-papo. Se orgulham de suas amizades, de sua influência e de sua reputação.
Predadores
Os Predadores estão interessados em demonstrar sua superioridade sobre outros jogadores. Ou seja, estão interessados em agir sobre os outros jogadores.
Jogam para subjugar os outros, para impor suas vontades. Se orgulham de sua reputação de predadores e de suas habilidades em matar os outros jogadores.
Conclusão
Richard Bartle pesquisou, durante anos, as motivações que levavam os jogadores a jogar MUDs. E descobriu que essas motivações se dividiam em 4 grandes grupos: os Conquistadores, os Predadores, os Socializadores e os Exploradores.
Embora esses arquétipos tenham vindo da análise de jogadores em MUDs, alguns aspectos dessas relações transbordam para outros gêneros de jogos.
A facilidade de se criar comunidades sobre jogos específicos, por exemplo, permitem a existência de Socializadores até mesmo em jogos single player.
Pois, mesmo que a via de comunicação entre os jogadores seja através de fóruns, ainda sim eles jogam o jogo visando fazer parte de uma comunidade.
Os arquétipos e o gráfico são ferramentas muito úteis para mapear o perfil da base de jogadores de um MUD, um MMORPG e outros jogos online de mundo aberto.
Os desenvolvedores podem se utilizar disso, inclusive, para balancear o jogo e moldar o ecossistema de jogadores de acordo com o propósito do jogo. Tornando a experiência do jogador muito mais envolvente e condizente com a proposta do jogo.
E é sobre esse balanceamento que falaremos no artigo da semana que vem.
Então, não esqueça de se inscrever em nossa lista de e-mail para receber nossos novos artigos!
Referências
Em PDF:
(Reformatei o artigo original para ser mais legível)
Em texto:
Em vídeo:
Leia mais!
Obrigado por compartilhar esses minutos do seu tempo comigo. Tomara que tenha gostado de nosso conteúdo e que tenha sido de grande valia para você.
Quer continuar lendo? Leia nossos outros artigos aqui.
Nosso último artigo: Design Thinking: Como melhorar meu processo de design?
Ajude nosso projeto!
Visite nossa página de doações: https://www.designiterativo.com.br/doacoes
Estamos no começo de nossa jornada e precisamos de doações para continuar a compartilhar o conhecimento.
Muito obrigado por considerar fazer uma doação!
Com R$ 5,00 você nos ajuda a crescer e ajuda a manter este blog sem anúncios.
Então, se você gosta de nosso conteúdo, considere nos ajudar com qualquer quantia.
Aceitamos Pix e Nano.
Pix
Escaneie o código QR abaixo para nos doar R$ 5,00 via Pix:
Ou envie qualquer quantia desejada para a chave pix abaixo:
designiterativo@gmail.com
Ou envie qualquer quantia desejada escaneando o código QR abaixo:
Nano
Também aceitamos Nano!
Escaneie o código QR abaixo para nos enviar qualquer quantia que quiser de Nano.
Ou nos envie qualquer quantia através do endereço de nossa wallet, abaixo:
nano_1a6gk8r3d9fhtnkhqdbqubib8he3pi3dazq7tjbexzgfrsttqhyjcdh86yy9
Dúvidas?
Alguma dúvida? Algo a acrescentar? Deixe suas dúvidas, sugestões, correções e opiniões nos comentários abaixo.
Comments