top of page
Foto do escritorDarwin Brandão

Design Iterativo: Como manter sua motivação durante um projeto?

Atualizado: 23 de out. de 2021


Photo by UX Indonesia on Unsplash
Design -> Teste -> Redesign

É sempre muito frustrante quando não conseguimos alcançar nossos objetivos ao término de todo um processo extenso de design. Ou até mesmo quando não terminamos o projeto pela falta de motivação causada pela ausência completa de feedback por parte de seu público-alvo.


Conheça, então, o processo de Design Iterativo. Um processo de constante reformulação do design que lhe permite atingir o seu público-alvo da forma esperada e que te garante um reforço constante na motivação.


 

Introdução


Se você já começou algo e abandonou após poucos dias você sabe a frustração que é não terminar um projeto.


Isso só acontece porque temos a tendência de achar que devemos planejar passo-a-passo do que devemos fazer antes de começar o desenvolvimento do projeto.


Isso pode até ser verdade quando se trata de engenharia ou outras áreas de atuação que envolvam a vida de pessoas, mas não no caso de design.


Então conheça o Design Iterativo, um processo de design que lhe ajudará a atingir de forma mais assertiva o seu público-alvo.


"Designers aprendem melhor através do processo de design, experimentando diretamente as coisas que criam."

(Regras do Jogo - Volume 1, pg. 27)


Este trecho do livro Regras do Jogo descreve bem o processo ideal de design: o iterativo.


Design Iterativo, que inclusive dá nome ao blog, é o processo de iterar durante o desenvolvimento do projeto. Pra entendermos isso, é necessário sabermos o que significa "iterar".


E nisso o tio Google pode nos ajudar:


https://www.google.com/search?q=iterar

Iterar é um processo cíclico. No qual você elabora uma hipótese, testa, analisa o resultado dos testes e aprimora sua hipótese.


Ou seja, o Design Iterativo é um processo pelo qual o designer está constantemente fora de sua zona de conforto, o que o ajuda a agregar conhecimento e experiência mais rapidamente. Isso garante que seu produto terá um impacto mais certeiro em seu público-alvo do que se você tivesse tentado planejar e prever todos os pormenores antes de botar as mãos na massa.


Mas por que isso acontece?


Ao testar seu produto, você terá acesso a informações que antes não seriam possíveis de ter. E isso abrirá novos caminhos que você pode utilizar a fim de tornar seu produto mais compatível com o público almejado.


Um exemplo?


Imagine que você quer desenvolver um jogo 2D de plataforma (tipo Mario Bros) para crianças de 5 a 8 anos. Seu jogo consiste de um personagem muito simpático chamado Jaime e seu objetivo é combater a lição de casa e ganhar doces como recompensa. Seus obstáculos são os livros da escola e os professores. Agora, imagine que, por ser um jogo infantil, o diretor de arte decide que a melhor referência artística para o projeto é o antigo programa Teletubbies.


Caso a equipe planeje todos os passos que devem ser seguidos durante o processo de design, pode acontecer deles não perceberem a tempo que Teletubbies não é mais uma referência boa para seu público-alvo (pois crianças de hoje em dia não sabem o que é Teletubbies). Nisso, quando perceberem será tarde demais. Terão que jogar um monte de coisas fora e recomeçar tudo praticamente do zero.


Numa tentativa de ganhar tempo, eles perderam todo o projeto.


Neste caso, se eles tivessem usado o processo de Design Iterativo, eles perceberiam que a referência que estavam usando não era boa logo no começo, quando testassem essa referência diretamente com o público-alvo. E então teriam pensado em outra, testado, analisado o resultado até que encontrassem uma referência que se conectasse com seu público-alvo.


"O design iterativo é um processo de design baseado na interação lúdica (play-based design process). Enfatizando o playtesting (testes de jogabilidade) e a prototipagem, o design iterativo é um método em que as decisões de design são tomadas como base na experiência de jogar um jogo durante seu desenvolvimento. Em uma metodologia iterativa, uma versão rudimentar do jogo é rapidamente prototipada logo no início do processo de design. Esse protótipo não tem nenhum dos benefícios estéticos do jogo final, mas começa a definir suas regras fundamentais e mecanismos centrais."

(Regras do Jogo - Volume 1, pg. 27)


Design Iterativo é importante pois não é possível prever a experiência interativa (com 'n', de interação) de um jogo em seu estágio final. Se você quer criar uma experiência X para seu público-alvo, você deve se certificar de que está indo no caminho certo a todo momento.


E como isso ajuda na motivação?


Frustração é fruto da falta de feedback, ou seja, se você não tem uma resposta constante acerca do caminho que está trilhando, fica difícil se manter seguro o suficiente para enfrentar todas as dificuldades que um projeto nos traz. E isso desgasta nossa motivação.


O Design Iterativo nos força a estar constantemente testando nosso projeto com o público-alvo, nos permitindo remodelar elementos do projeto para atender as demandas desse público. Isso nos mostra que, mesmo que não estivermos no caminho correto, ele se corrigirá naturalmente após os testes. Ou seja, o final é sempre o sucesso. E isso nos dá motivação para seguir em frente e superar todas as barreiras que a vida de designer nos impõe.


Mas quando devo testar meu projeto?


O ideal é que você tenha um protótipo em mãos quando seu projeto estiver em torno de 20% concluído.


Mas o que significa 20%?


20% é muito subjetivo quando se trata de jogos, vai muito do seu feeling como designer. Mas caso você não tenha referência, pode-se utilizar o tempo como medida: se seu jogo for um projeto pessoal com o tempo de conclusão estimado sendo 2 semanas, o primeiro protótipo deve ser feito e testado no segundo dia de desenvolvimento. Caso seu projeto seja um jogo médio com o tempo de conclusão estimado para 15 meses, o primeiro protótipo deve ser testado no terceiro mês de desenvolvimento.


Lembrando que isso tudo que estou falando não serve somente para jogos, mas sim para qualquer projeto de design.


Quais são os benefícios?


  • Conexão com o público-alvo

  • Insights valiosos que agregam tanto no projeto quanto na sua experiência como designer

  • Vantagem competitiva no mercado


Esses são os benefícios mais básicos que o Design Iterativo lhe proporcionará. Então não se deixe levar pela ideia de que existe um passo-a-passo ideal para desenvolver seu projeto. O que existe são processos (estruturas) de design. E um deles que você pode (e deve) utilizar é o Design Iterativo.


Quais são os malefícios?


Design Iterativo é um processo cíclico.

Já percebeu onde está o problema nesta afirmação?


Bom, o problema é que é muito fácil cair em um loop infinito de aperfeiçoamento e nunca entregar, de fato, o projeto.


Por isso é de extrema importância definir um objetivo a ser alcançado antes de dar início ao processo.


O objetivo é a porta de saída do loop.


Defina um prazo, uma meta ou um estágio de desenvolvimento no qual o ciclo do Design Iterativo deve ser interrompido. E então, com isso em mente, dê início ao ciclo.


A forma mais comum de definir essa saída é um prazo de entrega.


Exemplo: você define que deve entregar a versão 1.0 do seu jogo até dia 12/06/2022, independente de quão bugada a versão do jogo estará. Após o lançamento você pode dar início a outro ciclo de design com o objetivo de corrigir, por exemplo, os 10 bugs mais importantes do seu jogo. E após corrigi-los, deve lançar a nova versão e dar início a correção de outros bugs e assim por diante.


Observação: o timing de cada coisa virá com a experiência. Se permita errar e aprender. Nunca deixe seu ego guiar o seu projeto. Crie projetos pequenos e os teste com frequência. Bote a mão na massa e faça seu jogo sair do papel!


Conclusão


Então, Design Iterativo é um dos processos de design que você pode utilizar para desenvolver de forma mais eficiente o seu projeto. É um processo cíclico de constante aperfeiçoamento. Entretanto, tome cuidado para não permanecer no ciclo por mais tempo que o necessário, pois o processo serve a um objetivo e, quando o mesmo for atingido, o processo deve ser interrompido.

 

Caso tenha se interessado pelas citações do livro Regras do Jogo, considere visitar a série de fichamentos que estou fazendo deste livro neste link:


Tomara que este artigo tenha sido de grande utilidade para você melhorar os seus projetos.


Assine nossa lista de e-mail


Gostou do nosso artigo? Sinta-se a vontade para assinar nossa lista de e-mail para receber os próximos assim que saírem do forno.


Visite nosso fórum


E se esse assunto lhe interessa, recomendo que visite nosso fórum. Tire suas dúvidas por lá e ajude nossa comunidade a crescer e tornar o design mais acessível.


Sério, seria de grande ajuda, neste início do blog, a sua inscrição e sua interação em nosso fórum. Nos ajude a repassar conhecimento.


Contribua com nosso projeto!


Visite nossa página de doações: https://www.designiterativo.com.br/doacoes


Estamos no começo de nossa jornada e precisamos de doações para continuar a compartilhar o conhecimento.


Muito obrigado por considerar fazer uma doação!

Comments


bottom of page